Fonte:ExpressoPB
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Morre em acidente de trânsito a esposa do vice-prefeito de Belém Edgar Gama.
Fonte:ExpressoPB
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Ricardo Coutinho assina ordem de serviço para iniciar obras nos bairros

As obras de construção de 114 casas e a reurbanização da comunidade Taipa, no bairro do Costa e Silva, serão iniciadas a partir desta quarta-feira (19). A ordem de serviço foi assinada na noite desta terça-feira (18), pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). A previsão de entrega das casas e conclusão das obras é de aproximadamente 16 meses.
A comunidade Taipa começou a ser ocupada, irregularmente, há 27 anos. O prefeito Ricardo Coutinho lembrou que o local nunca tinha recebido atenção do poder público. Com as obras, a comunidade vai receber esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação. Os recursos são do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). "Isso aqui será um bairro. Calçaremos mais de 30 ruas, além do saneamento básico para a população. Para isso estamos investindo mais de sete milhões de reais de recursos da PMJP e do Governo Federal", relatou Ricardo Coutinho.
Felicidade – Há 20 anos, Maria de Lourdes Nascimento mora na comunidade Taipa. Ela ficou emocionada ao dizer que a população daquele local está saindo da lama para morar em casas dignas. "São 20 anos de luta, de reivindicações e nunca olharam para nós. Nosso bairro é esquecido por todos. Agora teremos uma casa digna, rua calçada. Não viveremos mais na lama, no esgoto", enfatizou a moradora, que representou os demais beneficiados.
Deputado sugere 3º mandato para Lula; "doença de Dilma não é o motivo", afirma
O deputado federal Jackson Barreto (PMDB-SE) pretende apresentar até o fim do mês a proposta de emenda constitucional para que o presidente Lula concorra ao terceiro mandato. Em entrevista a Terra Magazine, o peemedebista afirma que seu pedido não está relacionado aos problemas de saúde da ministra Dilma Rousseff, internada ontem.
O peemedebista alega que sua motivação foi "sua base". Ou seja, seu eleitorado:
- Foi a certeza de que a continuidade das políticas do presidente Lula melhoraram a condição de vida da população nordestina. Hoje o sentimento da população em relação ao Lula é de alguém que olhou para os pobres e para o nordeste. Então eu, como intérprete do pensamento das minhas bases, fiz o que achei preciso.
A proposta de Barreto é permitir duas reeleições para presidente, governador e prefeito. A emenda prevê também a realização de um referendo em setembro, assim, faz valer para a eleição de 2010. Para Barreto, esta é uma maneira de assegurar "o jogo democrático".
Caso das atas: Edir Mendonça treplica: ‘não saí de reunião e nem negociei cargo na CBTU
O secretário geral do PSB na Paraíba, advogado Edir Mendonça, voltou a falar sobre o imbróglio causado pela polêmica envolvendo atas do partido e decisões sobre a participação de socialistas no governo Maranhão III. Ontem, em resposta a declarações do próprio Edir, o advogado do partido, Ricardo Sérvulo, afirmou que Edir teria se ausentado da reunião dia 25 de fevereiro, na qual foi decidido esse impedimento, registrado na ata em forma de adendo.
“Não saí de reunião. Eu sou responsável pela abertura e encerramento dos trabalhos, e encaminhamentos posteriores. Sou a primeira pessoa que chega e a última que sai, e posso garantir que não me ausentei por nenhum momento de reunião”, defendeu-se.
Edir rebateu ainda as declarações do vereador Zezinho do Botafogo, de que ele teria negociado o cargo de assessoria jurídica na CBTU. Na fala de Zezinho, Edir teria sido apoiado pelo deputado federal Manoel Júnior e pelo vice-governador Luciano Cartaxo (PT). O vereador acrescenta que, de olho neste cargo, ele teria planejado criar o argumento da falsa ata, inclusive deixando para depor sobre o assunto apenas em depoimento à justiça.
“Nunca falei nada antes porque nunca fui procurado pela imprensa. Do contrário, não veria problema em revelar. E estou na CBTU há mais de um ano. Não compactuo com fraude, e não negociaria uma delas com essa intenção”, explicou.
Fonte: WSCOM Online
Saidinha de banco entra em debate hoje na Câmara de Vereadores da Capital
Um problema de segurança cada vez mais constante em João Pessoa – o golpe saidinha de banco – ganha nesta quarta-feira 20 espaço de destaque na Câmara de Vereadores. O tema será discutido em sessão especial convocada pelo presidente da casa, Durval Ferreira (PP).
A sessão está prevista para às 16h.
Ferreira quer dar visibilidade as leis criadas pelo Poder Legislativo pessoense que visam acabar com essa modalidade de violência contra os usuários de agências bancárias da cidade.
Uma das leis municipais de iniciativa da CMJP é a de número 11.359/2008, de autoria do próprio Durval Ferreira, que prevê a instalação de painel opaco entre os caixas e a proibição do uso de aparelhos celulares no interior das agências bancárias.
Outra lei, a de número 1.659/2007, de autoria do ex-vereador Severino Paiva (PSDB), trata sobre a instalação de câmeras de vídeo nas proximidades das agências bancárias e instituições financeiras. Uma terceira é a chamada ‘Lei das Filas’, de iniciativa do vereador Fernando Milanez (PMDB).
Da redação com Assessoria da Câmara
terça-feira, 19 de maio de 2009
Fusão de Sadia e Perdigão manterá seus funcionários e marcas
A fusão entre a Sadia e a Perdigão não deve provocar efeitos imediatos nem para o consumidor nem no funcionamento das empresas, afirmaram os presidentes das duas companhias em entrevista. Sadia e Perdigão anunciaram nesta terça-feira (19) um acordo de fusão que vai criar a Brasil Foods (BRF), uma gigante do setor de alimentos. Durante o processo de fusão, no entanto, as duas empresas funcionarão em paralelo, até a aprovação da operação pelas autoridades de defesa da concorrência (Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade e Secretaria de Acompanhamento Econômico - Seae). “Nos primeiros meses não haverá interferência operacional de uma empresa na outra”, disse Luiz Fernando Furlan, presidente do Conselho de Administração da Sadia, sem precisar qual o prazo para que isso seja alterado. G1 |
Verissinho diz que municipalização de hospital de Pombal está nas mãos de Maranhão
O deputado Verissinho (PMDB), disse em entrevista ao correspondente da Rádio Espinharas de Patos na Assembléia do Estado, Jota Filho, na manhã de hoje (terça-feira), que a decisão de municipalizar ou não, o Hospital Distrital de Pombal, está nas mãos no governador José Maranhão.
O deputado disparou contra o grupo da prefeita Poliana Feitosa (PT), dizendo que o grupo que quer assumir a direção do hospital, ou seja, o grupo hoje liderado por Poliana, foi o mesmo que destruiu e sucateou a saúde de Pombal.
Já o deputado petista, Rodrigo Soares, aliado de Poliana, afirmou que a municipalização já está quase certa, faltando alguns pequenos acertos para que isso aconteça.
A deputada patoense, Socorro Marques (PP), disse que o projeto de municipalização do hospital de Pombal é de sua autoria. Ela defende a municipalização.
Escute a entrevista produzida pela equipe de reportagem da Rádio Espinharas de Patos
Alunos de pré-vestibulares perdem direito à carteira de estudante
Na denúncia o SINEPEC alega que houve violação ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta PRA/CEX nº 008/2008 , que estabelece que terão acesso ao benefício “...apenas os alunos com matrícula e freqüência comprovadas, em estabelecimento de ensino, público ou privado, regularmente autorizados a funcionar pelo Conselho Municipal de Educação, Conselho Estadual de Educação, Ministério da Educação...” porém todas as escolas associadas ao SINEPEC são autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação e todos os alunos do pré-vestibular comprovaram, através de declaração, que estão regularmente matriculados e que possuem freqüência regular, ao procurarem o SITRANS buscando o benefício.
Segundo o Presidente do SINEPEC, Prof. Paulo Loureiro, “Foi uma medida arbitrária que prejudicou justamente os estudantes mais carentes, que não possuem condições de pagar uma faculdade particular”. “Além dos mais entendemos que estas gratuidades foram consideradas quando do calculo da tarifa dos transportes coletivos em vigor, a sua retirada acarreta um grave desequilíbrio financeiro no sistema, em favor das empresas associadas ao SITRANS em detrimento dos estudantes. O que entendemos é que se diminuirmos as gratuidades a tarifa tem que ser reduzida”. Concluiu o professor Paulo.
Ascom
Efraim Morais se defende de denúncia de contratação de "funcionários fantasmas"
O senador Efraim Morais (DEM-PB) ocupa a tribuna neste momento para se defender das acusações feitas pela revista Veja publicada no último fim de semana. De acordo com a revista, o senador teria contratado 52 "funcionários fantasmas",que prestariam serviços políticos na Paraíba mas integrariam a estrutura do Senado.
Efraim fez questão de dizer que todos os funcionários que contratou "são homens e mulheres idôneos, sérios e trabalhadores". E disse que todos têm endereço fixo e telefone de contato, de tal forma que não seriam fantasmas. Ele também lembrou que um ato da Mesa datado de 6 de março de 1997 autoriza aos senadores contratar assessores e colocá-los para trabalhar onde for melhor para o exercício do mandato.
Mais informações em breve
Agência Senado
Prefeito de Patos recebe servidores municipais em audiência
Funcionários da Secretaria de Educação de Patos que protestavam na manhã desta terça-feira acabaram recebidos pelo prefeito Nabor Wanderley para negociar o impasse da carga horária de 8 horas de trabalho diário.
Depois de uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira (18) na Associação Comercial os servidores decidiram parar as atividades e protestar, aguardando uma negociação com o prefeito Nabor Wanderley, o que acabou acontecendo por volta das 10h.
O presidente do SINFEMP, José Gonçalves, liderava desde o início da manhã desta terça o movimento com faixas, cartazes e carro de som defronte a prefeitura. Enquanto o representante dos funcionários denunciava a falta de compromisso do governo municipal para com os funcionários, estes gritavam “greve”.
O sindicato chegou a anunciar que se não houvesse uma negociação os trabalhadores em escolas do município iriam parar por tempo indeterminado. A imprensa não teve acesso às dependências no interior da prefeitura onde ocorre o encontro entre o prefeito e representantes dos servidores.
Novo Enem não será adotado pela UFCG no Vestibular 2010
Na UFCG, o debate em torno da questão avança nas instâncias representativas da comunidade acadêmica, mas com relação a uma futura adoção, ou não, do exame. “O fato é que o Enem não será adotado este ano”, afirmou o vice-reitor Edilson Amorim em entrevista ao programa Bom Dia Paraíba, na manhã desta terça, 19.
“O Vestibular 2010 vai acontecer de acordo com o nosso processo seletivo, por duas razões: primeiro porque nós temos compromisso com quem fez a primeira etapa e está na expectativa de realizar a segunda. A outra razão é que a comunidade acadêmica ainda não discutiu suficientemente o Enem para assimilá-lo como critério de seleção”, declarou.
O pró-reitor de Ensino e presidente da Câmara Superior de Ensino, Vicemário Simões, pensa em sugerir a inclusão do tema na pauta da reunião da Câmara, que acontece nos próximos dois dias, para as primeiras discussões.
Na pauta desta quarta e quinta-feira, dentre outros pontos, já constam as análises dos processos sobre a regulamentação do Vestibular Especial, para ingresso nos cursos de graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CSDA), campus Sumé, e dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia de Alimentos e de Engenharia Ambiental, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus Pombal.
Como é o novo Enem?
De acordo com a proposta do MEC, a prova do novo Enem será realizada em dois dias. Com 200 testes de múltipla escolha, serão avaliadas as áreas de linguagens; códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Guarabira: Roberto Paulino centraliza a política da cidade e se lança candidato a Federal

O Deputado Estadual Raniery Paulino lançou recentemente a candidatura do seu pai, Roberto Paulino, para disputar uma das 12 vagas para a Câmara Federal alegando que "o PMDB sabe o que representa a figura do ex-governador Roberto Paulino em Guarabira e no brejo, por isso estão conversando em torno da possibilidade de tê-lo, de forma ativa, no próximo pleito"
Com essa afirmação, o Deputado Raniery joga um balde de água fria nas pretensões de alguns aliados seu em disputar qualquer cargo nas eleições do ano que vem.
Em Guarabira todos sabem que dentro do PMDB, para ocupar cargo na gestão municipal ou disputar algum cargo público com todo o impulso necessário para vitória tem que ter um pré-requisito, ter o sobrenome "paulino". Dentro do grupo não foi possível a ascensão de uma liderança que não seja paulino, porque estratégicamente seu principal lider não tem interesse nisso.
Agora quando começa-se as articulações para a disputa de 2010, logo aparece mais um paulino no páreo, deixando a ver navios alguns aliados que vislumbravam a possibilidade de concorrer a algum cargo no próximo pleito, já que Raniery disputará a reeleição e agora Roberto vai pra federal.
Da Redação.
Ministro reforça apoio a Campina para o Maior São João do mundo

O governador José Maranhão se reuniu na manhã desta quinta-feira (14) com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e aproveitou para convidar aquela autoridade a visitar Campina Grande. “Fiz o convite ao ministro para ele visitar nosso Estado, especialmente agora, na realização do maior São João do mundo. Aliás, o ministro foi muito solícito às nossas reivindicações. Pedimos um patrocínio do Ministério para a festa e isso já ficou acertado”, afirmou Maranhão.
Estiveram presentes também o senador Roberto Cavalcanti (PRB); os deputados federais Marcondes Gadelha e Vital do Rego Filho; a secretária de Comunicação, Lena Guimarães, e o superintendente do Sistema Correio, Alexandre Jubert.
O deputado federal Vital Filho avaliou o encontro como proveitoso e classificou um pedido feito ao ministro como uma missão sua. “Foi um encontro com um amigo. É uma pessoa que nos recebe muito bem. Estive ao lado do governador José Maranhão e, entre alguns assuntos administrativos que o governador tratou, nós incluímos como obrigação nossa, até porque nessa época do ano eu me torno um caixeiro viajante para conseguir recursos e patrocinar junto com Veneziano o maior São João do mundo”, observou.
A visita foi concluída com a confirmação do apoio do Ministério das Comunicações a Campina Grande. “O ministro garantiu, como tem feito todos os anos, estar presente no evento através da Empresa Correio de Telégrafos. É mais uma que se juntará à Eletrobrás, ao Banco do Brasil, à Caixa Econômica Federal e a outras instituições confirmadas. Esse é o nosso trabalho aqui em Brasília, de abrir canais para valorização da cultura da nossa terra, da nossa gente, e que representa a maior festa popular do Brasil”, concluiu Vital Filho.
41 ônibus são adaptados para pessoas com deficiência
Garantir o acesso de todas as pessoas ao transporte coletivo urbano. Este é o principal objetivo da introdução de 21 novos ônibus adaptados com elevadores para portadores de necessidades especiais na frota de João Pessoa. Os novos coletivos foram apresentados à população no último dia 30 e agora já estão circulando pelas ruas da cidade. Com eles, já se somam 41 ônibus adaptados com elevadores na frota da Capital.
Além dos elevadores, os novos 21 veículos possuem itens que melhoram a acessibilidade: a porta é mais larga, mede um metro e 10 centímetros, ao invés das dos ônibus convencionais, que têm diâmetro de 90 centímetros. Os veículos coletivos ganharam ainda cadeiras diferenciadas, mais largas, destinadas a gestantes e obesos.
Os ônibus também possuem corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile. Os novos veículos já vêm equipados de fábrica com um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento das portas.
Samuel Medeiros é cadeirante e trabalha em um escritório de Contabilidade de João Pessoa. Ele revelou que ficou feliz ao saber que o seu bairro passou a contar com um ônibus adaptado com elevador. “O que eu mais quero é a minha independência. Sempre fiz questão de estudar e trabalhar, enfim, fazer de tudo para ter minha independência e para mostrar que ser deficiente não é impedimento para nada. Antes, ficava chateado porque meus pais precisavam me levar ao trabalho todos os dias, mas agora quando eles não puderem ou eu quiser sair mais tarde de casa poderei ir sozinho”, comentou.
Distribuição
A distribuição dos novos ônibus adaptados com elevador ficou da seguinte forma: três são da empresa Mandacaruense e foram para as linhas 516 – Ilha do Bispo via Epitácio; 602 – Ilha do Bispo/Shopping; e 604 – Bairro dos Ipês via Ayrton Senna. Seis são da empresa Reunidas e foram colocados na linhas 101 – Grotão; 102 – João Paulo II via Esplanada; 513 – Tambau-Bessa; 3507 – Cidade Verde; 5210 – Mangabeira; e 5307 – Cidade Verde.
Já as linhas operadas pela empresa Transnacional ganharam 12 novos ônibus com os elevadores. Estes coletivos adaptados estão circulando nas linhas 202 – Geisel; 203 – Mangabeira; 204 – Cristo; 301 – Mangabeira Pedro II; 302 – Cidade Verde; 510 – Tambaú via Tamandaré; 511 – Tambaú via Rui Carneiro; 601 – Bessa; 3510 – Bancários; e 5310 – Bancários
Renovação
Os novos ônibus foram entregues a população durante o evento de lançamento da Integração Temporal Metropolitana, realizado no dia 30 de abril, em João Pessoa. Ao todo, a frota da cidade recebeu 40 novos veículos. Os veículos entregues são zero quilômetro, possuem novo design e motorização eletrônica que causa menos poluição ao meio ambiente. Está previsto até o final deste ano a incorporação à frota de 70 novos ônibus.
A superintendente da STTrans, Laura Farias Gualberto, ressaltou o esforço da Prefeitura de João Pessoa para aumentar a acessibilidade nos transportes coletivos urbanos. Ela explicou ainda que a definição de para onde vão os ônibus adaptados com elevadores é realizada em parceria com a Procuradoria do Cidadão e com as comunidades que têm cadastro de portadores de necessidades especiais.
Chuva no Nordeste deve continuar até o fim de maio, afirma Inmet
Da Agência Brasil A chuva excessiva na Região Nordeste deve continuar até o final do mês. O fenômeno é causado por uma zona de convergência intertropical associado à área de instabilidade da Região Amazônica. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as nuvens sobrecarregadas desaguam principalmente na região da Ilha de Marajó no Pará onde estão as nascentes dos rios do Nordeste. provocando as cheias. De acordo com o Inmet, este fenômeno sempre existiu, mas está mais intenso este ano. Em abril, na Ilha do Marajó, choveu 914,8 milímetros, a média do mês é de 565,6. Em São Luís do Maranhão, em abril choveu 767,1milímetros, a média é de 472,6. Os municípios em situação de emergência chegam a 87, de acordo com o Corpo de Bombeiros da capital. No estado, o número de atingidos é de 236.560, sendo 36.325 desabrigados e 55.519 desalojados. A BR-316, próximo à cidade de Itapecuru já está trafegável. As demais rodovias federais, estão sem nenhuma interdição, segundo a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No Ceará, a BR-403, no trecho que liga Acaraú a Cruz, está interditada desde a semana passada. Um bueiro se rompeu impedindo a passagem de veículos. A defesa Civil estadual informou que 24.609 pessoas estão em abrigos públicos e 35.606, desabrigado. O estado do Rio Grande do Norte registra 20 municípios em situação de emergência. Segundo a Defesa Civil estadual, 63.473 habitantes foram afetados. Segundo a Defesa Civil do Piauí, 40 municípios registram situação de emergência. Mais de 12 mil famílias estão desalojadas e 5.172, desabrigadas. O número de afetados passa de 83 mil. A Cruz Vermelha Internacional, por meio da sucursal brasileira e da Organização Internacional de Proteção Animal, dará apoio às vítimas das enchentes no Piauí e planeja juntamente com a Secretaria Estadual de Defesa Civil instalar uma filial no estado. Até o momento, a Força Aérea Brasileira transportou 315 toneladas de donativos para os estados atingidos. |