Das 59 universidades federais do país, 38 já se decidiram pela adoção do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no vestibular 2010. Nove afirmaram que não vão utilizar a nova prova do MEC e 12 ainda vão decidir se usam ou não o Enem no processo seletivo de ingresso.
Na UFCG, o debate em torno da questão avança nas instâncias representativas da comunidade acadêmica, mas com relação a uma futura adoção, ou não, do exame. “O fato é que o Enem não será adotado este ano”, afirmou o vice-reitor Edilson Amorim em entrevista ao programa Bom Dia Paraíba, na manhã desta terça, 19.
“O Vestibular 2010 vai acontecer de acordo com o nosso processo seletivo, por duas razões: primeiro porque nós temos compromisso com quem fez a primeira etapa e está na expectativa de realizar a segunda. A outra razão é que a comunidade acadêmica ainda não discutiu suficientemente o Enem para assimilá-lo como critério de seleção”, declarou.
O pró-reitor de Ensino e presidente da Câmara Superior de Ensino, Vicemário Simões, pensa em sugerir a inclusão do tema na pauta da reunião da Câmara, que acontece nos próximos dois dias, para as primeiras discussões.
Na pauta desta quarta e quinta-feira, dentre outros pontos, já constam as análises dos processos sobre a regulamentação do Vestibular Especial, para ingresso nos cursos de graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CSDA), campus Sumé, e dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia de Alimentos e de Engenharia Ambiental, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus Pombal.
Como é o novo Enem?
De acordo com a proposta do MEC, a prova do novo Enem será realizada em dois dias. Com 200 testes de múltipla escolha, serão avaliadas as áreas de linguagens; códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário